quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Você conhece O voo do Perdigão?


O Voo do Perdigão representou um marco na produção independente brasileira. Em 2001, a produtora Canal BRV iniciou a produção de um longa-metragem trash de pancadaria, até então seu projeto mais ambicioso. Ainda sem nome definido, o novo filme deveria se passar em um futuro onde o planeta estivesse devastado e as pessoas voltassem a depender de suas próprias forças para sobreviver. O roteiro original, desenvolvido pelo diretor da Canal BRV, Bruno Garcia, bebeu bastante na fonte de um desenho clássico dos anos 80, Hokuto no Ken (ou Fist of the North Star, como ficou conhecido na américa).

O longa foi lançado no início de 2003 e caprichava nos efeitos de computador e nas lutas recheadas de golpes rocambolescos e poderes especiais. Com a boa aceitação e na época, com as novas oportunidades de distribuição de vídeos pela internet (a moda da YouTube explodiria tempos depois), a Canal BRV começou a desenvolver a continuação direta do filme, que seria apresentada no formato de seriado. Os episódios teriam entre 5 e 10 minutos cada e seriam distribuídos totalmente pela internet.


Entre 2004 e 2005, o roteiro de O Voo do Perdigão - Saga Celestina foi desenvolvido e 20 episódios foram filmados. No início de 2006, a produtora Canal BRV deu início ao lançamento da série, que teve inclusive premiere no cinema da Universidade Estácio de Sá, campus Rebouças, no Rio de Janeiro. Nos meses seguintes foram lançados outros quatro episódios, chegando a apenas cinco episódios dos 20 que estavam previstos.

Apesar da boa aceitação e até de algumas matérias na mídia falando da produtora independente que apostava suas fichas no primeiro seriado de pancadaria totalmente nacional, a verdade é que O Voo do Perdigão nunca decolou. Por isso o projeto acabou cancelado antes de chegar ao sexto episódio. Além da saga Celestina, Bruno Garcia desenvolveu roteiros para mais duas sagas seguintes, que obviamente nunca foram filmadas, apesar de alguns atores terem sido inclusive previamente selecionados para o projeto.

Agora, com a transformação da Canal BRV em editora, O Voo do Perdigão ganha a chance de se transformar no formato gibi. O grande desejo de todos nós é voltar a ver o ator Ely Jr. encarando o lendário herói Perdigão e quebrando a cara dos mais bizarros inimigos que surgiam em seu caminho. Nos próximos posts, contaremos mais sobre o roteiro original, os atores principais e personagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário